Vida Saudável

Voltar das férias, voltar às rotinas

A alteração de rotinas durante o período de férias prende-se muito com a mudança de horários de refeições, tipo de alimentação e alteração de níveis de atividade física. Estas situações tendencialmente conduzem a um aumento de peso e menor controlo dos níveis de açúcar do sangue.

Torna-se por vezes bastante desafiante fazer uma gestão da diabetes nas férias. Comer e beber são hábitos sociais e estão quase sempre associados a momentos de lazer com a família e amigos. Refeições mais ricas em hidratos de carbono, bebidas alcoólicas, refeições mais espaçadas, mais tempo de descanso a seguir às refeições e temos as condições ótimas para mais uns quilos e valores de glicemia mais elevados e descontrolados! O afastamento de todos estes eventos sociais não devem ser a solução, mas sim planear e programar algumas situações que nos permitirão gerir os danos.

O sentimento de controlo das situações, associado a sentimentos de eficácia e competência são as armas para ir de férias! A perceção sobre o impacto da doença, o grau de limitação que se tem e os benefícios percebidos de certas ações positivas que tomamos para o controlo da doença, pode ajudar bastante no controlo desta patologia, permitindo uma maior consciência das decisões e suas consequências quer imediatas, quer a longo prazo.

É importante a pessoa com diabetes participar nas festas, e não isolar-se por medo de perder o controlo. Uma solução, por exemplo pode passar por levar uma refeição que possa partilhar com os outros e que esteja dentro do que é saudável para a pessoa. Isto é antecipar uma situação que poderá ser crítica, e ao mesmo tempo, incluir-se no grupo.

É importante a pessoa com diabetes ter a noção dos alimentos que lhe provocam maiores picos glicémicos, para poder tomar decisões acertadas e compreender que poderá estar a cometer um excesso ou estar a fugir à rotina. Quando terminam as férias, é importante ter a consciência do voltar às rotinas mais saudáveis e não se focar no arrependimento dos erros que cometeu nas férias.

A solução está em voltar aos bons e velhos hábitos – alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico, consumo reduzido de bebidas alcoólicas, consumo mínimo ou nulo de tabaco, controlo da pressão arterial e reduzir ao máximo as situações que possam provocar maior stress.

exercício

Como retomar/ iniciar os hábitos da atividade física?

Oferecemos duas opções:

  1. Está a retomar a atividade? Reinicie a sua primeira semana a 50% das suas capacidades habituais. Diminua cargas e tempos de treino. Esta é a melhor e mais segura forma de recomeçar, sem colocar em risco a sua estrutura, sem lesões, sem sobrecargas quer mecânicas, quer fisiológicas. Escute o seu corpo! Ele vai dar-lhe indicações da progressão que deverá seguir nas semanas seguintes; se conseguir aumentar 10% das cargas e tempo de treino por semana, ao final de um mês estará praticamente como estava, quando interrompeu para ir de férias. Relembramos que as progressões no treino de pessoas com diabetes devem ser muito ligeiras, de forma evitar situações críticas como a desidratação ou hipoglicémias noturnas.
  2. Aprendeu durante as férias a apreciar e a tirar benefício da atividade física para controlo da glicémia? Parabéns! Excelente decisão! Consulte o nosso artigo do mês de Maio! Ele com certeza irá ajudar nesta primeira fase!

Bons treinos!

Fonte: Holmes Place

Edgar Borja - Regional Master Trainer Holmes Place

holmes place

DIAB-1101272-0243 11/2018