Vida Saudável

Treino de força para pessoas com diabetes

A maior parte dos estudos, quanto à prescrição de atividade física sugerem que a prática de exercício físico tenha uma maior componente aeróbica. Estes estudos têm demonstrado resultados positivos em relação ao controlo glicémico desses indivíduos, porém, o treino da força também apresenta efeitos benéficos no controlo glicémico.

No treino de força, os exercícios são tendencialmente anaeróbios e a fadiga muscular ocorrente devido às sessões de treino apresentarem maior intensidade. O treino de força promove o aumento da sensibilidade à insulina, eleva a captação de glicose pelo músculo e potencializa a força muscular, melhorando as capacidades físicas, ganho de massa magra e com isso gera-se um aumento energético basal.

Treino de força

Aquecimento articular, pretende-se mobilizar as articulações nos seus diferentes ângulos, promovendo o aumento da temperatura do líquido sinovial, líquido que lubrifica a articulação e que torna facilita o movimento. Este aquecimento deverá ser realizado de forma fluida sem insistências e a voltar sempre à posição inicial, como se de balanços se tratasse (sem fazer insistências ou movimentos balísticos), e ir aumentando os ângulos de esforço progressivamente realize 10 a 15 repetições com progressão da amplitude.

Treino de força com o peso do corpo

3 séries de 10 repetições cada; cadência de execução lenta para provocar alguma exaustão, descanso de 45 segundos entre séries ou exercícios

Exercício

Demonstração (Foto ilustrativa)

Lunges

Agachamentos

Supino Plano

Push-up (“flexões”) inclinados

Remada Baixa

Pull-ups adaptados

A lagarta (inchworm)

Alongamentos

Guarde cerca de 10 minutos do seu treino para aplicar a seguinte sequência; mínimo 30 segundos em cada posição, para cada lado (dtº/ esqº):

Exercício

Foto ilustrativa

Músculos extensores da perna

Músculos flexores da perna

Músculo peitoral

Músculos dorsais

Músculos lombares

Músculos gémeos

Edgar Borja - Regional Master Trainer Holmes Place

holmes place

PT-DIA-00036 (05/2019)