Vida Saudável

A contribuição do exercício físico no combate à diabetes

A fórmula ideal para um melhor controlo desta doença,  inclui o diagnóstico precoce e o controlo da glicémia bem como de outros factores de risco associados através da mudança de hábitos alimentares e aumento da atividade física diária associados a terapêutica farmacológica. Programas de alteração de estilos de vida onde a alimentação era controlada e a atividade física era aumentada apresentaram decréscimos de 58% da incidência da diabetes mellitus tipo 2, quando aplicados por 4 anos consecutivos, e 150 minutos por semana com intensidade moderada.

Apesar da atividade física ser benéfica, algumas complicações da diabetes podem provocar risco para a atividade, ou o próprio exercício agravar essas complicações. Assim sendo, sugere-se que a pessoa com diabetes, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, tenha um acompanhamento profissional para que seja  devidamente informado sobre a sua situação e assim possa lidar da melhor forma com esta patologia. No Holmes Place, a sua academia de formação criou uma formação específica para os seus profissionais “Training Experts – Diabetes” onde médicos, psicólogos, nutricionistas e fisiologistas do esforço se organizaram para juntos definirem a melhor forma de cuidar destes doentes, em todos os âmbitos.

Consulte as nossas secções Estilo de VidaAtividade Diária e Exercício Físico, para ficar a saber como pode começar a fazer mudanças saudáveis no seu estilo de vida.

Bibliografia:

  • WHO Diabetes programme.
  • Relatório Anual do Observatório Ncional de Diabetes, 2015
  • Portal de Diabetes, APDP , http://www.apdp.pt
  • International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas,
  • DIABETES/METABOLISM RESEARCH AND REVIEWS 2016
  • ACSM Exercise Prescription, 2014

Fonte: Holmes Place

holmes place

DIAB-1101272-0188 03/2018