Notícias

Laboratório de Nanotecnologia cria alimentos funcionais para combater diabetes

Durante os próximos quatro anos, um grupo de investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) vai criar alimentos capazes de ajudar a combater a diabetes tipo 2 e os problemas cognitivos como a demência ou o Alzheimer.

O programa «Food For Diabetes and Cognition», financiado pelo Programa H2020, tem como missão dar mais qualidade de vida aos idosos. O objetivo é melhorar as qualidades funcionais dos próprios alimentos, aumentar e evitar que muitas das propriedades se percam. Pretende-se criar alimentos personalizados para este tipo de população e que o ato de comer seja divertido, proporcione prazer e sobretudo saúde.

Está provado que através de uma alimentação dirigida a combater estes problemas de saúde eles podem ser minimizados, podendo poupar-se muito dinheiro ao sistema de segurança social.

Os investigadores do INL lideram um consórcio que envolve países como Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e Suécia. Cada um destes países envolve universidades, centros tecnológicos e empresas, acreditando que no conjunto possam cobrir todas as valências de que este projeto necessita.

Fonte: http://www.tempomedicina.com/noticias/33359

DIAB-1101272-0198  05/2018