Notícias
Estudo recomenda melhor controlo do peso durante a gravidez
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, recentemente publicado na revista científica Endocrine, avaliou a relação entre o ganho de peso durante a gravidez e a persistência da diabetes no pós-parto, através da realização de um teste à glicemia em jejum e de uma prova de tolerância à glicose oral, entre as 24 e as 28 semanas de gestação.
A base do estudo foram 10.389 mulheres portuguesas, com uma idade média de 33 anos, que desenvolveram diabetes gestacional. Verificou-se que as mulheres que tinham um índice de massa corporal menor antes de engravidarem, engordaram mais durante a gravidez (entre 8,5 e 15 quilos). A autora do estudo, Sofia Monteiro Coelho, acredita que "isto pode dever-se ao facto de as mulheres que já têm mais peso antes da gravidez serem mais vigiadas e mulheres com o índice de massa corporal normal não terem tanta vigilância".
A autora recomenda, assim, maior vigilância na gestação e pós-parto para as mulheres com o índice de massa corporal normal, que têm uma maior janela de ganho de peso durante a gravidez e, consequentemente, desenvolvimento de diabetes gestacional.
Os dados indicam também uma associação entre o baixo peso dos bebés à nascença e a diabetes pós-parto. Tal associação poderá ser explicada pela menor ingestão calórica durante a gravidez pelas mulheres que tinham um peso normal no período pré-gestacional, levando assim a um ganho de peso inadequado, ou pelo controlo inadequado dos níveis de glicose no sangue da mãe durante a gravidez.
Fonte: https://expresso.pt/sociedade/2023-09-09-Estudo-recomenda-melhor-controlo-do-peso-durante-a-gravidez-41b069c4/