Notícias
Diabetes tipo 2 revertida em ensaio histórico
De acordo com a revista Visão, o ensaio é “histórico”. A revista dá a conhecer uma investigação levada a cabo por um grupo composto por especialistas de várias universidades, que testou o efeito de uma dieta líquida baixa em calorias na remissão da diabetes tipo 2.
Durante 5 meses, várias pessoas com diabetes, diagnosticadas nos últimos 6 anos com diabetes tipo 2 e que não estavam a receber insulina, com excesso de peso, entre os 20 e os 65 anos, foram submetidas a uma dieta líquida baixa em calorias. A dieta foi desenvolvida especificamente para provocar uma perda de peso massiva, num período de 2 a 5 meses. Paralelamente, os doentes deixaram de tomar qualquer medicamento para controlar a diabetes e a hipertensão.
No final deste período, em metade dos participantes, a experiência mostrou-se eficaz ao ponto de conseguir reverter a diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que:
- 46% dos pacientes que participaram na experiência entraram em remissão 1 ano depois;
- 86% dos pacientes que perderam 15 ou mais quilos ficaram com a diabetes tipo 2 em estado remissivo;
- apenas 4% dos doentes do grupo de controlo, que continuaram a receber os tratamentos para a diabetes tipo 2, entraram em remissão;
O estudo, considerado um “verdadeiro momento histórico” pois, até ao momento, a diabetes tipo 2 era vista como uma doença irreversível, assume que, se os doentes controlarem o excesso de peso, conseguem atingir a remissão. A experiência, partilhada no The Lancet, provou que a perda de 10 a 15Kg é suficiente para reverter a doença. Porém, os especialistas alertam que este método de ação é apenas um tratamento contra a diabetes e não uma cura – estima-se que os doentes que recuperem o peso que perderam, possam voltar a sofrer da doença.
Fonte: http://visao.sapo.pt/atualidade/estudo-do-dia/2017-12-10-Diabetes-tipo-2-revertida-em-ensaio-historico