Notícias

Diabetes tipo 2: Como diminuir o risco de desenvolver a doença?

Sensação de sede excessiva, vontade frequente de urinar, fadiga, visão embaçada, fome e perda de peso são alguns dos sintomas mais comuns da Diabetes tipo 2, que muitas vezes passam despercebidos aos doentes. Isto significa que uma pessoa com Diabetes tipo 2 pode viver com sintomas moderados sem ter noção da doença.

Para prevenir e controlar, é fundamental reconhecer os sintomas, realizar rastreios regulares e adotar hábitos de vida saudáveis como, por exemplo, ter uma alimentação cuidada, controlar o peso e praticar exercício físico. Com a chegada do Natal, uma época propícia a alguns excessos, conheça quatro recomendações que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver Diabetes tipo 2:

    • Adote uma alimentação saudável, variada, rica em fibras e procure consumir diariamente frutas e legumes, evitando os alimentos processados ou ricos em gorduras.
    • Pratique exercício físico regular como, por exemplo, caminhadas. Além de ser um fator determinante para a prevenção da Diabetes tipo 2, a prática de exercício contribui para o bom funcionamento do pâncreas e para o controlo dos níveis de glicose. No entanto, antes de começar, procure aconselhamento médico.
    • Elimine o tabaco. As pessoas fumadoras apresentam um risco de 30% a 40% superior de desenvolver Diabetes tipo 2.
    • Monitorize a sua saúde com regularidade. Sendo uma doença silenciosa, é importante realizar os seus exames e análises de rotina e monitorizar periodicamente os níveis de glicemia. Estes conselhos são válidos não só para prevenir o desenvolvimento da Diabetes tipo 2, mas também para mantê-la sob controlo.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/diabetes-como-diminuir-o-risco-de-desenvolver-a-doenca

PT-DIA-00236 12/2021