Notícias

A importância da teleconsulta na diabetes em tempos de COVID-19

As pessoas com Diabetes são particularmente vulneráveis ao desenvolvimento de complicações severas relacionadas com a COVID-19, uma vez que a Diabetes pode provocar um enfraquecimento da imunidade, comprometendo, assim, a capacidade do organismo para combater infeções.

A COVID-19 pode igualmente provocar uma resposta de stress no organismo, com a secreção de hormonas que contrariam a ação da insulina, como o cortisol e a adrenalina. Deste modo, as pessoas com Diabetes mal controlada e com idades superiores a 60 anos apresentam um risco de morte por COVID-19 bastante superior ao da população em geral, pelo que os doentes devem manter o seu acompanhamento médico regular.

Neste contexto, a teleconsulta surge como uma solução, já que melhora a acessibilidade dos cuidados de saúde e promove o conforto do doente. Na atual conjuntura pandémica, a teleconsulta tem um papel de especial importância, uma vez que permite que os cuidados de saúde continuem a chegar aos cidadãos, favorece o acompanhamento dos doentes e a prevenção da doença, diminuindo a incidência de problemas de saúde. Por outro lado, promove o conforto dos doentes e a segurança do ato clínico, sem representar custos acrescidos para o sistema.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/a-importancia-da-teleconsulta-na-diabetes-em-tempos-de-covid-19

PT-DIA-00209 05/2021