Notícias

8 dicas para controlar a diabetes no verão

Nas férias, os excessos alimentares e as elevadas temperaturas podem ter consequências na saúde. No caso das pessoas com diabetes, é necessário existir especial precaução durante este período, que traz, muitas vezes, oscilações das glicemias e obriga a um ajuste da medicação, bem como a um aumento da frequência da realização da medição do açúcar no sangue. Por essa razão, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) criou uma lista com dicas para controlar a diabetes no verão, nomeadamente:

  • Manter-se hidratado: principalmente durante o período em que as temperaturas estão mais elevadas, cada pessoa deve beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia e beber mais sempre que sentir essa necessidade.
  • Garantir o equilíbrio glicémico: poderá fazê-lo através de uma alimentação saudável e equilibrada, privilegiando refeições leves e ricas em nutrientes e sem cometer grandes excessos.
  • Ter cuidados com a exposição solar: deve ser evitada a exposição solar entre as 10h e as 16h por ser este o horário em que o calor está mais intenso.
  • Praticar exercício físico: a atividade física ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, a regular a tensão arterial e os níveis de colesterol. Contudo, não deve ser feita em excesso.
  • Privilegiar o descanso: dormir bem e descansar são condições necessárias a todos e promovem uma sensação de bem-estar.
  • Proteger a medicação do sol e do calor: Tanto a medicação como os equipamentos necessários para medir e administrar não devem estar expostos ao sol ou em locais excessivamente quentes. Para referências, a APDP indica que a insulina, quando está a ser utilizada, deve ser conservada a temperaturas inferiores a 25º – 30º.
  • Cuidar dos pés: Durante o verão, deve ter cuidados redobrados com os pés, nomeadamente: evitar o calçado aberto; usar proteção dentro de água; evitar ter os pés molhados durante muito tempo; garantir a utilização de meias de algodão para facilitar a respiração da pele e sem costuras internas.
  • Se viajar, não se esqueça de nada: certifique-se de que tem sempre consigo a sua medicação, bem como uma caixa de primeiros socorros com medicação para enjoo, vómitos, diarreia, desidratação, alergia, febres e dores de cabeça. Se for para o estrangeiro, viaje com um cartão em língua inglesa e do país a visitar, informando que tem diabetes e as atitudes a tomar em caso de hipoglicemia.

Fonte: https://www.vidaativa.pt/dicas-controlar-diabetes-no-verao/

PT-NON-01949 08/2022