Entender a Diabetes
Diabetes Mellitus tipo 1
O que é?
A Diabetes tipo 1 desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou jovens adultos, podendo contudo também aparecer em adultos (LADA) e até em idosos. Neste tipo de Diabetes, o pâncreas deixa completamente de produzir insulina. Por essa razão, a única maneira de tratar a Diabetes Mellitus tipo 1 é administrando insulina.
Quais as causas?
Em qualquer tipo de Diabetes Mellitus, a característica central é a elevação anormal e descontrolada dos níveis de glicemia ("açúcar" no sangue). No caso da Diabetes tipo 1, a causa da elevação da glicemia é:
- A incapacidade súbita do pâncreas produzir insulina por destruição completa das células que fabricam esta hormona. Essa destruição é causada pelo próprio sistema imunitário da pessoa com Diabetes. O sistema imunitário habitualmente protege o organismo de infeções e outras agressões externas, no entanto, por vezes funciona de forma anormal, atacando e destruindo partes do próprio organismo.
Por essa razão, a Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença dita "autoimune". Não se sabe ao certo porque é que o sistema imunitário age desta maneira anormal. Pensa-se que resulta de determinadas características genéticas, em combinação com determinados estímulos ambientais, como por exemplo infeções.
Quais os sintomas?
Na Diabetes tipo 1, os sintomas instalam-se rapidamente, começando a surgir na infância. Porém, existem casos em que só aparecem na adolescência ou no início da vida adulta. Os sintomas mais comuns são:
- Boca seca e sede constante
- Vontade constante em urinar
- Cansaço e visão turva
- Aumento do apetite
- Perda de peso
Como se controla a Diabetes tipo 1?
Para evitar complicações da doença, há alguns comportamentos que podem e devem ser seguidos:
- Praticar exercício físico frequentemente
- Ter cuidado com a alimentação
- Verificar o índice glicémico
- Fazer exames oftálmicos
- Cuidar da higiene dentária
- Iniciar terapêutica com insulinoterapia ao diagnóstico.
Faça este quiz e teste o seu conhecimento sobre a Diabetes
Referências bibliográficas: