Entender a Diabetes

Acerca da Diabetes mellitus

Se tiver Diabetes mellitus, os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) são mais elevados, o que poderá conduzir a complicações médicas graves. É por isso que perceber o que é a diabetes e como ela causa alterações no organismo é fundamental para evitar as suas complicações.

O que é a diabetes?

A glicose (açúcar no sangue) é essencial à vida. O nosso organismo utiliza o açúcar para produzir energia indispensável ao funcionamento normal dos vários órgãos e tecidos.

Para que a glicose possa ser utilizada pelo organismo, tem que passar do sangue para o interior das células (os "tijolos" que constituem o nosso organismo). Na maioria das situações esse transporte para dentro das células só é possível com a ajuda de uma importante hormona: a insulina.

A insulina é uma hormona (substância química produzida pelo organismo) que tem como função regular a glicemia. Ela é produzida por agrupamentos de células espalhadas pelo pâncreas, um órgão do nosso organismo. Em situações normais e desde muito cedo na vida - antes de nascermos - o pâncreas produz esta hormona que retira o "açúcar" do sangue, transportando-o para dentro das células. Desta forma, os níveis de "açúcar" no sangue (glicemia) baixam.

Na Diabetes mellitus, esta situação está alterada. A característica mais importante e que define a Diabetes mellitus é a subida anormal e descontrolada da glicemia ou "açúcar no sangue". Isto é causado por problemas com a produção de insulina ou com a sua atuação nas células (a chamada "resistência à insulina").

Existem vários tipos de Diabetes Mellitus. Conheça os principais:

Diabetes Mellitus tipo 1

Diabetes Mellitus tipo 2

Diabetes Gestacional

Outros tipos específicos - existem outras causas de Diabetes mellitus mas que são muito mais raras do que as anteriores. É o caso da diabetes causada por certos medicamentos, traumatismos abdominais graves, formas genéticas raras, entre outras.

Nos diferentes tipos de diabetes, o seu médico pode ter recomendado manter consultas regulares para ajudar a monitorizar o seu progresso. Veja a secção Tratar a Diabetes Tipo 2 para saber mais sobre a medicação e como esta o poderá ajudar a tratar a sua diabetes.

PT-DIA-00038 05/2019