A B C Diabetes

Controlar a Diabetes

Os profissionais de saúde devem acompanhar a pessoa com diabetes e saber ensiná-la a viver com a doença durante todos os dias da sua vida, sabendo igualmente como controlar e gerir a doença de modo a manter a qualidade de vida.

As pessoas com diabetes devem ser as "gestoras" do seu tratamento, o que significa que têm que ser ensinadas a assumir o "controlo" desta doença crónica. Os profissionais de saúde que acompanham a pessoa com diabetes devem transmitir diversos "ensinamentos".

Em primeiro lugar, estimular a motivação para que a pessoa com diabetes consiga manter o tratamento e a vigilância da doença durante toda a sua vida. Em segundo lugar, há que dar ao doente instrumentos para controlar a diabetes.

Isto pode passar pela picada no dedo para controlo da glicemia, de acordo com a medicação a fazer e de acordo também com a alimentação e a actividade física recomendada. Há casos em que basta fazer apenas um teste glicemia por dia, mas podem existir situações em que é necessário picar o dedo cinco a seis vezes ao dia (diabetes tipo 1 ou mulheres com diabetes que ficam grávidas) ou que não é de todo necessário fazer a picada.

O padrão de vigilância da doença depende do nível de cuidados que a pessoa tem, da intensidade do tratamento a fazer e do objectivo que a equipa de saúde define para cada doente.


PT-DIA-00206 10/2021