Vida Saudável

Pré-Diabetes

A chamada "pré-diabetes" corresponde a um conjunto de alterações dos valores de glicemia (açúcar no sangue) que ainda não são suficientes para se considerar diabetes, mas que também já não são níveis normais. As pessoas com estas alterações têm um risco mais elevado de vir a ter diabetes nos próximos meses e anos.

Se tem alguns dos principais fatores de risco de pré-diabetes, como o excesso de peso ou sedentarismo, existem algumas medidas preventivas que pode adotar para evitar desenvolver Diabetes tipo 2.

  • PESO – Mantenha o seu peso ideal: Perder cerca de 5 a 10% do peso em excesso pode ajudar a prevenir, ou pelo menos retardar, o desenvolvimento da Diabetes tipo 2. Adotar uma dieta equilibrada e manter-se ativo, fazendo exercício diariamente, vão ajudá-lo.

  • ALIMENTAÇÃO – Faça uma alimentação mais saudável: Evite as gorduras e coma mais fruta (mas não sumos de fruta!), vegetais e fibra.

Consulte a secção de ALIMENTAÇÃO para obter mais conselhos úteis.

  • EXERCÍCIO – Combata o sedentarismo: Ao manter-se fisicamente ativo, o seu organismo vai utilizar a glicose (açúcar) para obter energia, o que ajuda a que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) não subam. O exercício também ajuda a reduzir a resistência à insulina. Não aumente a intensidade do exercício físico que faz habitualmente sem consultar o seu médico.

Consulte a secção de ATIVIDADE DIÁRIA para obter mais conselhos úteis.

  • HÁBITOS TABÁGICOS – Deixe de fumar: Fumar aumenta o risco de Diabetes tipo 2. O tabaco interfere na forma como a insulina atua no organismo, afetando os níveis de glicemia.
  • MONITORIZAÇÃO – Pressão Arterial e Colesterol: As pessoas com pré-diabetes são mais propensas a sofrer um ataque cardíaco do que as pessoas com níveis glicémicos normais, pelo que devem monitorizar regularmente a sua pressão arterial. O colesterol elevado é também um fator de risco elevado para o desenvolvimento da Diabetes tipo 2.

 

DIAB-1101272-0057 04/2017