Vida Saudável

Natal Saudável

As pessoas com Diabetes devem, como toda a família, usufruir desta época especial tendo alguns cuidados.

Num momento de festa, em família e com os amigos, a refeição facilmente se torna mais abundante e inclui alimentos que são menos saudáveis.

Vamos então aprender estratégias (úteis para todos) para compensar alguns excessos de gordura e de açúcar, que normalmente se cometem nestas alturas festivas.

Uma Ceia de Natal mais saudável pode ser composta igualmente por pratos tradicionais e com o mesmo aspeto…

No entanto, deveremos ter em conta as receitas originais e fazer pequenas alterações sem as desvirtuar…

Assim, poderemos reduzir/substituir alguns ingredientes e/ou ajustar os métodos culinários, com o objetivo de melhorar a composição nutricional da receita.

Sonhos, rabanadas, azevias e coscorões, são alguns doces de Natal que fazem parte desta quadra. Se tivermos o cuidado de escolher os ingredientes mais benéficos para a saúde, teremos um Natal com sabor e menos calorias. Isto depende de si!!

Como fazer receitas de Natal mais saudáveis?

  • Nas receitas que levam leite, opte pelo leite magro. Já naquelas que levam natas, substitua pelas suas congéneres light/ligeira ou por iogurtes naturais magros;
  • A gordura retida nos alimentos fritos varia em função da dimensão do alimento: quanto maiores, menos gorduras acumulam;
  • Não deixe que os alimentos absorvam muito óleo! Para isso basta ter em atenção a temperatura de fritura (não ultrapassar os 180º C);
  • Reduza a quantidade de açúcar das suas receitas a metade ou substitua o açúcar por adoçantes;
  • Nas receitas que contêm muitas gemas, substitua parte delas por claras.

Para compensar a ingestão de doces "extra"

Numa refeição em que exista sobremesa doce, convém reduzir na mesma refeição os outros alimentos com hidratos de carbono, como por exemplo: batata, arroz ou massa. Em contrapartida, reforce o consumo de produtos hortícolas.

Para compensar a ingestão de gordura "extra"

É importante ter ainda mais cuidado na remoção das gorduras visíveis das carnes e evitar a batata frita como acompanhamento.

Mesmo sendo o azeite uma gordura excelente, para não aumentar demasiado o aporte deste nutriente, convém reduzir o "comprimento do fiozinho" de azeite com que se tempera o delicioso bacalhau da Consoada.

Outras Sugestões:

  • Realize as suas refeições no dia da Ceia como normalmente, inclusive as intermédias;
  • Procure confecionar em casa a maioria dos pratos/doces da sua Ceia;
  • Faça uma lista de pratos/doces que vai confecionar com a respetiva lista de ingredientes. Assim irá comprar apenas aquilo de que necessita e não outros alimentos que poderá dispensar;
  • Faça as compras com antecedência para poder escolher calmamente os alimentos e aproveitar as promoções de Natal;
  • Compare rótulos e preços, assim escolherá mais saudável, por menos dinheiro;
  • Confecione as quantidades estritamente necessárias para a Ceia e dia de Natal;
  • Evite beliscar enquanto prepara as refeições, pois perde-se a noção da quantidade de comida ingerida;
  • Evite comer frutos secos /cristalizados enquanto não chega a hora da Ceia;
  • Nesta quadra festiva, faça caminhadas ou outra atividade física.

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E lembre-se…

O problema não está nos doces de Natal, mas nos excessos que se cometem! Não deixe a mesa posta entre o dia 25 de dezembro e o final do ano, assim o Natal serão apenas dois dias e não quando o estômago quiser!

 

Este conteúdo foi elaborado/revisto por um Profissional de Saúde com experiência na Diabetes: Dr.ª Isabel Albuquerque, Nutricionista, Ordem dos Nutricionistas: 0423N; H. Infante D. Pedro, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro.


Bibliografia:

  • Associação Portuguesa dos Nutricionista (APN)  www.apn.org.pt
  • Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal – www.apdp.pt
  • E-books:
    • Receitas de Natal “tipo” tradicional – Modifique alguns ingredientes deixando algum sabor;
    • Receitas para uma Ceia de Natal mais saudável;
    • Na sua Consoada, um Natal de Especiarias com Doçaria Aromática.

DIAB-1101272-0096  10/2017