Vida Saudável

Diabetes Tipo 2

Se tem Diabetes tipo 2, existem pequenas alterações que pode fazer na sua vida e que vão ajudar a prevenir e controlar a doença, e a ter uma maior qualidade de vida.

Lembre-se que nunca é tarde para aprender mais sobre a Diabetes e começar a fazer escolhas mais saudáveis!

  • PESO – Mantenha o seu peso ideal: O seu peso ideal baseia-se no Índice de Massa Corporal (IMC) e no seu perímetro abdominal. Verifique com a sua equipa de saúde se tem excesso de peso e tome medidas para alcançar o peso ideal e reduzir os riscos da Diabetes tipo 2.

  • ALIMENTAÇÃO – Faça uma alimentação mais saudável e equilibrada: Evite as gorduras e fast food e opte antes pelas carnes magras. Coma mais fruta, vegetais e fibra.

Consulte a secção de ALIMENTAÇÃO para obter mais conselhos úteis.

  • EXERCÍCIO – Combata o sedentarismo: Ao manter-se fisicamente ativo, o seu organismo vai utilizar a glicose (açúcar) para obter energia, o que ajuda a que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) não subam. Opte por atividades físicas que aumentem o seu ritmo cardíaco. Faça exercícios de intensidade moderada, pelo menos 2 horas por semana ou, em alternativa, de maior intensidade pelo menos 1 hora por semana. Inclua também exercícios de resistência na sua rotina. Não aumente a intensidade do exercício físico que faz habitualmente sem consultar o seu médico.

Consulte a secção de ATIVIDADE DIÁRIA para obter mais conselhos úteis.

  • MONITORIZAÇÃO – Uma das principais medidas para manter a sua Diabetes controlada é a monitorização periódica dos níveis de glicemia no sangue. Fale com a sua equipa de saúde para saber com que frequência deve fazer esta monitorização.

Consulte o DIÁRIO DA DIABETES e mantenha um registo regular que o ajudará a gerir melhor a sua Diabetes.

  • DEIXAR DE FUMAR – Fumar aumenta a resistência à insulina, tornando mais difícil o controle dos níveis de glicemia e a probabilidade de complicações associadas à doença, tais como:
    • Doença cardíaca e renal
    • Má circulação, que pode resultar em infeções e feridas nos pés
    • Retinopatia, uma doença ocular que pode resultar em cegueira
    • Neuropatia periférica, uma doença que danifica o sistema nervoso nos braços e pernas, resultando em dormência, fraqueza e falhas na coordenação dos membros

    Porque devo parar de fumar?

    Os benefícios de deixar de fumar são imediatos! Irá ter maior controlo dos seus níveis de glicemia. Estudos demonstram que a resistência à insulina começa a diminuir 8 semanas após ter deixado de fumar. Para além disso, a recuperação após cirurgia também se efetua mais rapidamente.

 

DIAB-1101272-0057 04/2017