Vida Saudável

Diabetes Tipo 1

Atualmente, não existe nenhuma forma de prevenir a Diabetes tipo 1. Porém, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir ou a reduzir as complicações associadas à doença.

Adopte um estilo de vida saudável

Para além dos pontos-chave fundamentais para ter uma vida mais saudável:

  • Entender a Diabetes
  • Adotar uma Vida Saudável:
    • uma alimentação equilibrada
    • praticar exercício físico regularmente
  • Controlar a Diabetes:
    • monitorizando periodicamente os níveis de glicemia no sangue
    • tomando a medicação quando prescrita pelo médico

O controlo da Diabetes tipo 1 passa também pela:

  • VACINAÇÃO – Gripe e Doença Pneumocócica: A vacinação contra a Doença Pneumocócica e a vacinação anual contra a gripe são especialmente recomendadas para quem tem diabetes, especialmente se tiver também problemas renais ou cardíacos associados.

  • Monitorize a pressão arterial e o colesterolMONITORIZAÇÃO – Pressão Arterial e Colesterol: As pessoas com Diabetes tendem a ter maiores dificuldades em controlar a sua pressão arterial e o colesterol.
    A pressão arterial normal situa-se, normalmente, entre os 120/80 mmHg. Manter o peso ideal, não abusar do sal e não fumar, ajudam a controlar melhor os valores da sua pressão arterial.

    Quais os riscos da pressão arterial elevada para as pessoas com Diabetes?

    • RENAIS – A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, tal como a Diabetes, o que significa que o risco, neste caso, é agravado pela presença de pressão arterial elevada.
    • CARDÍACOS – A pressão arterial elevada duplica o risco de doença cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas com diabetes.

  • MONITORIZAÇÃO – Níveis de Glicemia: Uma das principais medidas para manter a sua Diabetes controlada é a monitorização periódica dos níveis de glicemia no sangue. Fale com a sua equipa de saúde para saber com que frequência deve fazer esta monitorização.

Consulte o DIÁRIO DA DIABETES e mantenha um registo regular que o ajudará a gerir melhor a sua Diabetes.

Deixe de fumar

  • DEIXAR DE FUMAR – Fumar aumenta a resistência à insulina, tornando mais difícil o controlo dos níveis de glicemia e a probabilidade de complicações associadas à doença, tais como:
    • Doença cardíaca e renal
    • Má circulação, que pode resultar em infeções e feridas nos pés
    • Retinopatia, uma doença ocular que pode resultar em cegueira
    • Neuropatia periférica, uma doença que danifica o sistema nervoso nos braços e pernas, resultando em dormência, fraqueza e falhas na coordenação dos membros

    Porque devo parar de fumar?

    Os benefícios de deixar de fumar são imediatos! Irá ter maior controlo dos seus níveis de glicemia. Estudos demonstram que a resistência à insulina começa a diminuir 8 semanas após ter deixado de fumar. Para além disso, a recuperação após cirurgia também se efetua mais rapidamente.

     

    DIAB-1101272-0057  04/2017