Notícias

Portugueses estão a beber e a fumar menos, mas são mais gordos e inativos

Esta notícia do Diário de Notícias revela as conclusões do Perfil de Saúde 2017, um documento da Comissão Europeia, recentemente divulgado, que mostra o perfil dos sistemas de saúde dos Estados membros. Consequentemente, traçam um quadro da saúde dos portugueses, relativamente aos seus hábitos e comportamentos, e deixam o alerta: os portugueses estão a fumar e a beber menos, mas têm piores hábitos alimentares e não fazem exercício físico.

No que respeita à diabetes, o Perfil de Portugal 2017 revela que "as taxas de mortalidade relativas às causas de morte mais comuns (doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro) estão a diminuir, mas surgiram tendências desfavoráveis, como o aumento do número de mortes por diabetes".

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres, mas estão atrás do cancro no sexo masculino (responsável por 29% das mortes vs. 20% no caso feminino). Os óbitos por doenças respiratórias são também elevados, 1 em cada 9, e, segundo dados de 2014, a pneumonia foi a quarta principal causa de morte em Portugal. As mortes devidas à diabetes apresentam as taxas mais elevadas da EU e as mortes com doença de Alzheimer ou outras formas de demência mais do que triplicaram.

Nesta monitorização, Portugal é um dos países da UE em que as pessoas apresentam mais queixas. A maioria dos portugueses diz não gozar de boa saúde, apesar da esperança de vida à nascença se situar agora nos 81,3 anos, mais 4,5 anos do que em 2000 e que é superior à média europeia (80,6). A percentagem de pessoas que dizem estar de "muito boa ou boa saúde" (46,4 %) fica abaixo da média da UE (66,9 %). Uma perceção que é diferente consoante a condição socioeconómica, o que também acontece com os parceiros europeus. Seis em cada dez portugueses (59,4%) com rendimentos mais elevados sentem-se bem ou muito bem, existindo praticamente uma inversão quando se questionam os menos abonados, já que apenas 37,4% não têm queixas.

Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/interior/portugueses-estao-a-beber-e-a-fumar-menos-mas-sao-mais-gordos-e-inativos-8940036.html

DIAB-1101272-0141  12/2017