Notícias

Estudo revela que é possível combater diabetes com exercício físico de baixo custo

O estudo da Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), divulgado no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, defende que é possível combater a diabetes através de programas de exercício físico.  A investigação, que contou com a participação de 60 pessoas com diabetes tipo 2 em meia-idade e idosos, vem provar que o exercício físico é um dos pilares do tratamento e controlo da diabetes deste tipo e está associado a uma diminuição da incidência de doenças cardiovasculares na população ativa.

Os intervenientes participaram durante 9 meses, em 3 sessões semanais de 75 minutos no "Diabetes em Movimento", um programa comunitário de exercício físico desenhado de acordo com as recomendações de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2. Durante este período, os participantes continuaram com a sua medicação habitual, consultas e tratamentos médicos e mantiveram a mesma alimentação e atividade física. Os resultados desta amostra foram comparados com os de outro grupo: 110 indivíduos com os mesmos cuidados habituais, apenas com a diferença que não participaram no programa de exercício físico acima descrito. Verificou-se que o grupo envolvido no programa apresentou consideráveis melhorias no controlo da diabetes, pressão arterial, perímetro da cintura, IMC e também no risco de ter um problema arterial a 10 anos.

As conclusões finais do estudo, que tinha como objetivo "testar em condições reais um modelo de programa comunitário de exercício físico, passível de implementar com estratégias de baixo custo e elevada aplicabilidade", indicam que os decisores na área da saúde devem promover intervenções deste tipo. Especialmente nos cuidados de saúde primários e nas estruturas residenciais para idosos, devem ser feitos esforços a este nível para aumentar a atividade física e controlar a diabetes, enquanto se promovem alterações no estilo de vida. De realçar que este programa está a ser atualmente implementado em Vila Real, Maia, Rio Maior, Évora, Torres Vedras, Seixal e Viseu.

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/estudo-revela-que-e-possivel-combater-diabetes-com-exercicio-fisico-de-baixo-custo

DIAB-1101272-0132 11/2017