Notícias

Estudo avalia conhecimento que as pessoas com Diabetes têm relativamente aos riscos cardiovasculares

Uma entrevista com o Dr. Pedro Matos, Cardiologista da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, a propósito de um estudo da Federação Internacional da Diabetes, que integra Portugal e pretende avaliar o conhecimento das pessoas com diabetes relativamente aos riscos cardiovasculares.

De acordo com o especialista, há uma ideia global de que o conhecimento das pessoas relativamente aos efeitos da doença cardiovascular na Diabetes e foi nesse sentido que a Federação Internacional da Diabetes decidiu avançar com este projeto de avaliação da perceção das pessoas com diabetes em relação à doença cardiovascular. Numa primeira fase, o estudo “Levar a Diabetes ao Coração” tentará avaliar se as pessoas com diabetes tipo 2 têm noção do risco de vir a desenvolver doenças cardiovasculares ou levar a um evento cardiovascular. Dados preliminares, apresentados há cerca de um mês, mostram que a maioria das pessoas com Diabetes não tem noção do risco:

- 1/3 das pessoas acha que a complicação cardiovascular é de baixo risco, quando é exatamente o contrário;

- 1/4 das pessoas nunca falou com o seu profissional de saúde sobre este risco.

 

Em entrevista, o especialista explica ainda que não se sabe concretamente as causas deste desconhecimento, acabando apenas por salientar que existe uma assimetria no acesso à informação – há diferenciação devido às questões económicas e de educação. O estudo pretende, igualmente, descobrir a origem do problema e quebrar estas barreiras. O Dr. Pedro Matos termina a sua entrevista explicando que, para o aumento deste risco, contribui a Diabetes – doença multi sistémica e com impacto vascular muito significativo – e associação que as pessoas com diabetes têm com os restantes fatores de risco, como o colesterol elevado.

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/edicaodamanha/2018-01-05-Estudo-avalia-conhecimento-que-as-pessoas-com-Diabetes-tem-relativamente-aos-riscos-cardiovasculares

DIAB-1101272-0154  01/2018