Notícias

Afrontamentos podem ser precursores de diabetes

O Banco da Saúde apresenta um estudo dirigido por uma equipa de investigadores da Associação Norte Americana para a Menopausa. A experiência envolveu 150.000 mulheres em fase pós-menopausa e sugere que os afrontamentos, sobretudo se acompanhados de suores noturnos, podem aumentar o risco do desenvolvimento de diabetes.  

 

O estudo consistiu na análise de informação em bases de dados, pois as mulheres tinham já participado na Iniciativa da Saúde das Mulheres, um estudo longitudinal de 24 anos, realizado nos Estados Unidos, focado em testar os efeitos das terapias hormonais, das alterações na alimentação e da utilização de suplementos, neste período especifico das suas vidas.

 

Os resultados indicam que 33% das mulheres que participaram no estudo tinham apresentado afrontamentos. A incidência deste sintoma nestas mulheres foi associado a um aumento de 18% no risco de desenvolvimento de diabetes. Verificaram, igualmente, que este risco aumentava com a severidade e duração dos afrontamentos e que algumas participantes, que referiram ter suores noturnos, apresentavam maior risco de diabetes com ou sem afrontamentos.

 

De modo a evitar complicações e reduzir o risco de Diabetes e doenças cardiovasculares, durante a menopausa, as conclusões do estudo tentam promover a prática de exercício físico regular, uma alimentação saudável, evitar excessos, parar de fumar e ter u padrão de sono adequado.

Fonte: https://www.bancodasaude.com/noticias/afrontamentos-podem-ser-precursores-de-diabetes/

 

DIAB-1101272-0146 01/2018