Notícias

A Mulher a Diabetes – O Nosso Direito a um Futuro Saudável

Our right to a healthy future.

Neste Dia Mundial da Diabetes, destacamos uma Campanha da Federação Internacional da Diabetes, cujo tema é A Mulher a Diabetes – O Nosso Direito a um Futuro Saudável. A campanha pretende chamar a atenção da importância da mulher para a diminuição da prevalência da diabetes e para o facto desta doença acarretar grandes complicações para a mulher quando não controlada.

 

De acordo com a informação partilhada no site da International Diabetes Federation, os serviços de saúde devem prestar especial atenção às prioridades e necessidades específicas das mulheres, pois estas são a chave para a adoção de estilos de vida saudáveis que podem melhorar a saúde das gerações futuras. É igualmente destacado que, enquanto mães, têm uma enorme influência no estado de saúde dos seus filhos, a longo-prazo, uma vez que são elas que ditam, na grande maioria das vezes, os hábitos alimentares e o estilo de vida da família. Têm, por isso, um papel preventivo na questão da diabetes.

 

Partilhamos alguns dados que comprovam a relevância da ação da mulher para melhorar o panorama da Diabetes a nível mundial:

  • 199 milhões de mulheres em todo o mundo vivem com diabetes, estimando-se que este número suba para 313 milhões em 2040;
  • A diabetes é a 9ª causa de morte nas mulheres a nível mundial, sendo responsável por 2,1 milhões de mortes por ano;
  • Mais de 70% dos casos da Diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos através da adoção de estilos de vida saudáveis;

 

A campanha reforça ainda que as mulheres com diabetes devem ter acesso ao máximo de informação e a cuidados específicos que as permitam controlar a sua diabetes e reduzir o risco das complicações. Devem, também, ter acesso a planos pré-natais que as ajudem a diminuir os riscos durante a gravidez e a estratégias que lhes permitam prevenir a diabetes (alimentação, exercício físico e mitos associados).

 

Fonte: https://www.idf.org/our-activities/world-diabetes-day/wdd-2017.html

DIAB-1101272-0121 11/2017