Controlo da diabetes

Tratamento da Diabetes tipo 2

Medicação para a Diabetes tipo 2

Algumas pessoas conseguem manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada adotando simplesmente um estilo de vida mais saudável. No entanto, se necessitar da ajuda adicional de medicamentos para a diabetes, esta secção vai ajudá-lo a compreender quais as opções de tratamento adequadas ao seu caso.

Opções de tratamento da diabetes

O primeiro passo no tratamento da diabetes tipo 2 é, frequentemente, uma dieta com restrição calórica, abstenção do consumo de açúcares simples, perda de peso e maior atividade física. No entanto, estas medidas nem sempre são suficientes para fazer descer os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) para os valores de referência.

Vantagens do tratamento

Existem diversas opções de tratamento disponíveis para pessoas com diabetes tipo 2. Estes medicamentos atuam de forma diferente para baixar os níveis de glicemia. O seu médico dir-lhe-á qual o tipo de medicamento indicado para si.

Diversas opções de tratamento disponíveis para o tratamento da diabetes tipo 2:

  • Biguanidas: Essencialmente, reduzem a quantidade de glicose produzida pelo fígado
  • Inibidores de DPP-4 e GLP 1: Induzem a diminuição da glicemia, aumentando a quantidade de insulina produzida no pâncreas e diminuindo a quantidade de açúcar produzido no fígado
  • Insulina: Uma hormona injetável que substitui a insulina normalmente produzida pelo organismo para ajudar a controlar os níveis de glicemia
  • Inibidores da alfa glucosidase: Após as refeições, abrandam a decomposição e a absorção dos hidratos de carbono
  • Sulfonilureias e meglitinidas: Estimulam diretamente o pâncreas para libertar insulina
  • Glitazonas (também designadas por TZDs ou Tiazolidinedionas): Essencialmente ajudam o organismo a utilizar a insulina e a transportar a glicose para o interior das células

Este diagrama mostra onde cada um dos medicamentos referidos atua no organismo:

Onde atuam os medicamentos para a Diabetes tipo 2

Adjuvante oral à terapia
Como as opções de tratamento referidas acima atuam de forma diferente para baixar os níveis de glicemia, são frequentemente prescritas em conjunto. Se um único medicamento não produz os efeitos desejados, o seu médico pode combinar dois ou mais medicamentos para ajudar a melhorar o controlo da glicemia.

Aumento de peso
O aumento de peso pode ser um efeito secundário de tomar alguns dos medicamentos referidos acima. Se isso constituir uma preocupação para si, deve discutir o assunto com o seu médico para que este possa ajustar a sua medicação em conformidade. E lembre-se de que não tem que se conformar com o aumento de peso como parte do tratamento da diabetes. Há medidas que podem ajudar a contrariar o aumento de peso – consulte a nossa secção Vida Saudável para obter orientação sobre como controlar eficazmente o aumento de peso.

DIAB-1101272-0000